Domingo, 23 Setembro 2018

Palestra para implantação de programa do TCE que mede o nível de eficiência dos municípios reúne prefeito e secretários

Auditores de Contas do TCE-MA realizam palestra diagnóstico em municípios do Maranhão. O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão-TCE-MA designou mais de 70 servidores para atuar nos 217 municípios do estado com a finalidade de realizar palestras e fazer um diagnóstico das gestões municipais, sobretudo para identificar o grau de eficiência das prefeituras e suas secretarias visando a implantação do IEGM que consiste no Sistema de Medição de Eficiência da Gestão Municipal, destinado ao registro eletrônico dos Índices de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). O Índice é composto por sete indicadores nos setores de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção dos cidadãos e governança da tecnologia da informação.
    Nesta sexta-feira (13), os Auditores de Conta Pública do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Gerson Portugal e Caindido Madeira Filho estiveram nos município de Campestre do Maranhão-MA. Evento foi dividido em dois momentos: o primeiro com o prefeito e os secretários municipais e o segundo com gestores escolares e da área de saúde.
    No primeiro momento os Auditores discutem e orientam prefeitos e secretários a estimularem o empreendedorismo com formalização dos negócios locais, visando oportunizar às empresas instaladas nos municípios, vender,  prestar serviços e fornecer ao município através da participação dos processos licitatórios.
    Já na outra parte das atividades com a participação de gestores das áreas de saúde e educação, incluindo diretores de escolas de de Unidades Básicas de Saúde e Hospitais, são diagnosticadas as deficiências da gestão em geral e o apontamento de ideias para melhorar o índice de eficiência.
   O prefeito Valmir Morais, avalia como positivo a atuação do TCE-MA que deixa de ser apenas um órgão de controle e passa a exercer também papel de orientador, levando em conta as sugestões apresentadas durante os encontros que estão ocorrendo nos municípios do estado.