Domingo, 19 Mai 2019

Vacinar 100% do público alvo da vacina contra a gripe é meta da prefeitura até 31 de maio

O Dia D da campanha de vacinação contra a gripe realizado no sábado 4 de maio, reforçou a estratégia da prefeitura através da secretaria de saúde para vacinar as 3.028 pessoas do grupo prioritário na campanha desse ano.

Equipe de 22 servidores da área de saúde, atuou em postos fixos na sede do município e no povoado Cabeceira Grande durante o Dia D. Ao todo,  seis equipes, uma em cada posto  instalado nos seguinte locais: Unidade Básica de Saúde Alfredo Neres, e outros em escolas da Rede Municipal: CE. Alfredo Santos; CE.  Henrique de La Roque; Creche Criança Feliz; CE. Tancredo Neves e CE. José Bonifácio (Cabeceira Grande).

Desde o inicio da campanha em 10 de abril, a vacinação está sendo feita  na UBS Alfredo Neres, de segunda a sexta-feira em horário das  7 h  às 17 h. Além de uma  equipe volante que atende toda a  zona rural do município. Um dos alvos do trabalho da equipe volante são os idosos (maiores de 60 anos), pessoas com comorbidades (duas ou mais doenças ao mesmo tempo, como hipertensão e diabetes), profissionais de saúde e professores poderão tomar a dose da vacina.

A campanha contempla  crianças de seis meses e menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), além das gestantes e puérperas (até 45 dias pós parto) que ainda não se vacinaram tomem a vacina o quanto antes.

Veja  quantitativo  de pessoas a serem vacinadas até final do mês de maio:
Idosos: 1057
Professores: 173
Puerpéras: 25
Trabalhadores da saúde: 171
Gestantes: 151
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos: 1451

Pessoas que estejam febris precisam se vacinar após a melhora do quadro. Alérgicos a ovo, com histórico de anafilaxia ou que tiveram Síndrome de Guillain-Barré até 30 dias após a receber a dose anterior não podem tomar a vacina, precisando de avaliação médica prévia.